Comunica ?

Com quem você se comunica ?


* Edson Rontani Jr.


   Você utiliza muitos termos técnicos quando conversa com alguém ou escreve para alguém? O recurso de termos específicos pode deixar você falando com as paredes e não ter o retorno desejado. Isso ocorre principalmente na comunicação escrita, através da publicidade veiculada em informativos, jornais e revistas.
   Por vivermos no interior, não damos crédito ao papel do publicitário, do comunicador ou do marketeiro. Por mais primitiva que seja a comunicação, existem técnicas para atingir o público-alvo desejado e para chegar-se à esta regra, é preciso conhecimento. Em contrapartida, é comum encontrar aberrações comumentemente na comunicação, muitas vezes pelo excesso de preocupação que se tem com aquele contrato firmado do que com relação a sua comunicabilidade e, em conseqüência, o resultado esperado, que é a venda.
   Para se escrever bem é preciso ler muito. No Brasil, 40 mil livros são publicados por ano. Quantos livros lemos ao ano ? Com o advento da internet devemos também ter um senso crítico do que somos alvo, pois muito do que recebemos não possui total veracidade dos fatos apresentados e a comunicação utilizada pode corresponder ao apertar a descarga de um vaso sanitário.
   Tome cuidado ao se comunicar. Recente pesquisa publicada pela revista Veja demonstra que o grau de capacidade de leitura do brasileiro de nível médio correspondente ao entendimento de um operário da construção civil dos Estados Unidos.
   Procure não enfeitar sua comunicação com termos técnicos, científicos ou complicados. Seja o mais popular possível. Use frases curtas. Pensar bem significa comunicar bem. Aquelas regrinhas que aprendemos no ensino fundamental ou no primário (para os antigos, como eu) ainda hoje valem.
* o autor é jornalista e editor responsável pelo InformAtivo


PERFIL DA POPULAÇÃO ALFABETIZADA
Dados : IBOPE
34% Conseguem compreender textos curtos e anúncios


37% Conseguem compreender textos pouco extensos, como reportagens de jornais


29% Conseguem ler e compreender textos longos e opinar sobre os elementos da escrita


 

Os comentários estão fechados.